A Casa Dom Aquino é um Patrimônio Histórico de Mato Grosso erguido em 1842 e foi localista de eflorescência de duas pessoas ilustres do Estado: Joaquim Murtinho e Dom Aquino Corrêa. Abriga o Museu de Pré- tradição Casa Dom Aquino, aberto em dezembro de 2006, transversalmente de uma sociedade entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS).
Grande ícone para o aldeia de Mato Grosso, Dom Francisco Aquino Correa nasceu em Cuiabá em 1885. Seu matriz patrimônio foi o hino do Estado e suas poesias. Foi criador da Academia Mato-grossense de Letras e o primitivo a encher a cargo na Academia Brasileira de Letras. O outro homenageado é Joaquim Duarte Murtinho, médico e antecessor da homeopatia no Brasil. Ocupou cargos importantes políticos, quanto senador e ministro da Fazenda.
O museu tem o objetivo de labutar comportamento, cultura, consulta e a introdução social. Sua co incumbência é a de bafejar conhecimentos arqueológicos e paleontológicos a pessoas de todas as classes sociais e de diferentes áreas do notícia incentivando a conservação dos sítios arqueológicos e paleontológicos, com saúde quanto do médio ambiente.
Quem o visita, tem a oportunidade de ver uma desproteção infindável dividida em arqueologia e paleontologia, afora de outras ações quão se estendem no entorno da casa, quanto o orquidário, o alverca de plantas nativas, podendo montar mesmo às margens do rio Cuiabá. Construída às margens do rio Cuiabá, a Casa Dom Aquino também é conhecida quanto quinta Bela Vista. Tem cerca de dois mil hectares e possui 12 cômodos com fundação de tijolinho compacto e paredes de adobe.
A desproteção paleontológica inclui os fósseis do Estado de Mato Grosso organizados de aparência cronológica representando a evolução biológica transversalmente das eras geológicas possuindo desde fósseis de estromatólitos do pré-cambriano, de dinossauros (Sauropoda) do mesozóico mesmo fósseis de extinções recentes (10.000 anos) quanto preguiças (Eremotherium laurillardi) e tatu gigantes (Pampatherium humboldti) do terminal do quaternário.
Já a desproteção arqueológica inclui uma modelo com a cura de uma maloca crioulo pré-histórica e artefatos produzidos pelo marido pré-histórico, quanto: machadinhas, promontório de lança e cerâmicas. Além de artefatos dos séculos XVIII e XIX quanto: fragmentos de cerâmicas neo-brasileiras e de faianças finas, vidros, instrumentos de ferrete e moedas.
O Museu faz visitas guiadas por monitores quão explicam cada artefacto exposta, oferecendo um desanuviado acepção sobre a Pré-História exposta no museu. O intervalo até agora adnumeração com uma sala de vídeo com documentários de comportamento patrimonial, ambiental. Além de uma ementário ânuo de eventos quão traz uma organização diversificada e rica culturalmente, com oficinas, palestras, cursos de reciclagem, manuseação de orquídeas, cura de fragmentos de cerâmicas arqueológicas e outros vida dado a população.
Convidamos você a perfazer esse caminhada com a turma e ver de próximo o Museu de Pré-História-Casa Dom Aquino.