arquivo(s) anexado(s)
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso realiza no “Dia Internacional da Mulher”, 8 de março, uma live para falar sobre o tema “Os avanços na luta por equidade de gênero”. A transmissão terá início às 16 horas, no canal oficial da instituição no Youtube.
A live contará com a participação das promotoras de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, e Gileade Pereira Souza Maia, coordenadora do Centro de Apoio Operacional Sobre Estudos de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e Gênero Feminino. Os internautas poderão participar da live fazendo comentários ou perguntas via chat.
Diferente de muitas datas comemorativas, o Dia Internacional da Mulher não foi criado com cunho comercial. Mesmo que as empresas busquem faturar, 8 de março é uma data que marca e reforça a luta das mulheres por direitos iguais e surgiu para reivindicar melhores condições de trabalho, salários equiparados, respeito e, também, para falar de problemas que atravessam séculos, como a violência contra mulher, seja ela sexual, moral ou psicológica, além, é claro, do feminicídio.
Apesar da luta pelos direitos das mulheres ter começado no final do século 19, o Dia Internacional da Mulher só foi oficializado em 1975, ano que a Organização das Nações Unidas (ONU) intitulou de Ano Internacional da Mulher para lembrar suas conquistas políticas e sociais.